quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA E SEGURANÇA - EDUCS


O Programa de Educação para Cidadania e Segurança - EDUCS, Criado pela portaria PMDF Nº 531/06, com sede no 8º Batalhão, em Ceilândia, coloca-se como interlocutor e agente de transformações sociais significativas, realizando o trabalho de educação e prevenção de crimes e de violência intrafamiliar por meio de projetos sociais.
Dentre eles, destacam-se o "Além de Ler", com a Alfabetização e letramento de Jovens e Adultos, em parceria com a Faculdade Unisaber, pelo Instituto Nacional de Ensino Especial-INEESP e pela Universidade Católica de Brasília, por meio do currículo "Inserção Social" com atividades sócio educativas como: palestras, seminários, campanhas preventiva e folhetos informativos.
Ainda realiza ações de melhoria da qualidade de vida e da convivência, com atendimentos domiciliares para apoio Psicológico, Psicopedagógico e assistência a famílias a fim de atender as demandas do público interno e da comunidade externa verificadas pelo Programa, pelo Comando ou trazidas voluntariamente pelas partes que necessitam do serviço, por sofrerem algum tipo de violência intrafamiliar.
Também o currículo "Família Segura" agasalha visitas domiciliares para atendimento às solicitações ou às denúncias feitas pelos alunos do EDUCS sobre casos de violência Intrafamiliar, procedendo, se necessário, em ação policial ou encaminhando aos profissionais competentes em caso de distúrbios psicológicos ou dependência química. Mais de dez mil pessoas já foram atendidas pelo programa.


A missão do EDUCS é, por meio da educação e da informação, reduzir os altos índices de crimes e de violências Intrafamiliares, principalmente para evitar casos fatais, fazendo com que a cidade-satélite de Ceilândia perca o estigma de uma das cidades mais violentas do DF. Os atendimentos preventivos têm como foco ações que são exteriorizadas por meio de atitudes violentas e caracterizadoras do comprometimento, por dependência química ou da ausência de saúde mental.

As turmas são atendidas de segunda à sexta-feira, pela manhã, tarde e noite, conforme a disponibilidade dos alfabetizandos. As turmas se formam após seis meses de instruções. Mais informações na Coordenação Geral do Programa, pelos telefones 3376-6060 ou 8414-1672, com sargento Coimbras.

FONTE: PMDF

                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário