quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

TJDFT e Polícia Militar do DF assinam acordo para enfrentamento da violência doméstica3


O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, assinou, na tarde desta quinta-feira, 18/12, um acordo de cooperação técnica com a Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF. Com a medida, busca-se a atuação conjunta nos atendimentos de famílias em situação de violência doméstica e familiar, por meio do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, do 14º Batalhão de Polícia Militar e dos Juizados de Violência doméstica e Familiar Contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e de Planaltina.



Para o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, “a mulher ficará mais protegida aqui no DF a partir de hoje”. No ato, a PMDF foi representada pelo comandante geral, coronel Anderson Moura, que destacou: “Essa atividade está na vanguarda do país e será referência para as demais polícias e, acredito também, para outros tribunais”.


A cooperação será realizada mediante a disponibilização de vagas de capacitações, realizadas no âmbito do TJDFT e da PMDF; o acompanhamento das famílias que forem encaminhadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e Planaltina ao programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica – Provid; e a participação dos militares em palestras para membros da comunidade sobre temas relacionados à segurança pública e à violência doméstica, além de outras atribuições. O Conselho Nacional de Justiça é fomentador do convênio.



Neste dia especial agradeço a Deus, pela certeza de que nada passa despercebido aos teus olhos, pela segurança que temos na sua justiça que não falha e pela graça que nos orienta sempre o melhor caminho para transpor obstáculos e alcançar nossos objetivos.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PMDF participa de seminário dos Direitos Humanos das vítimas de violência.

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (12), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o III Seminário Nacional dos Direitos Humanos das Vítimas de Violência. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, contou com a presença dos palestrantes Luís Flávio Sapori e Gláuco Ary Dilson Soares, ambos cientistas políticos e escritores, além de outras autoridades civis, militares e convidados.


A Polícia Militar do Distrito Federal, um dos órgãos convidados para a solenidade, foi representada pelo major Marco Antônio, chefe da divisão dos Direitos Humanos do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH). Participaram também do seminário o subtenente Adriano (Rotam) e sua equipe, além dos sargentos Camarano e Flávio, integrantes da Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid/CPCDH/PMDF).


A sargento Camarano ressaltou sobre a importância da solenidade. “O evento traduz, em razão das temáticas apresentadas e da heterogeneidade dos segmentos presentes, a necessidade de enfrentar o fenômeno violência de forma articulada, unindo forças constitucionais e comunitárias. A relevância do encontro ainda representa a oportunidade de se pensar sobre a construção da violência, considerando-se que essa é produto de uma aprendizagem sócio-histórico-cultural”, disse a integrante da Provid.